Djenaine de Souza
Published: 01/03/2019 - 11:26
Last modification: 05/09/2024 - 15:31
Tem experiência na área de Química Analítica e Química Ambiental, com ênfase em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas:
- Eletroanalítica aplicada à análise de alimentos;
- Determinação eletroanalítica de pesticidas e fármacos;
- Uso de técnicas voltamétricas de pulso, microeletrodos, eletrodos quimicamente modificados, eletrodos de diamante dopado com boro e eletrodos sólidos de amálgama.
Atualmente é Professora Associado do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no Campus de Patos de Minas onde é coordenadora do Laboratório de Eletroanalítica Aplicada a Biotecnologia e Engenharia de Alimentos (LEABE) e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos. É membro da Rede Multidisciplinar de Pesquisa, Ciência e Tecnologia (RMP-CT) sediada no Campus de Patos de Minas, atuando como pesquisadora e membro de comitê gestor. Também é membro da Rede Mineira de Química. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado e doutorado em Ciências, área de concentração em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2000 e 2004), ambos desenvolvidos no Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos (GMEME). Pós-doutorado em Química (Química Analítica) também no Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2004-2007), como bolsista FAPESP. De 06/2007 a 06/2009 foi pesquisadora e professora voluntária do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. De 01/2010 a 02/2011 foi pesquisadora do Grupo de Corrosão e Eletroquímica (GELCOR), do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará, com bolsa de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR). Tem experiência na área de Química Analítica, Química Ambiental, Análise de Alimentos e Química de Alimentos. Especialista em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica aplicada à análise de alimentos; determinação eletroanalítica de pesticidas e fármacos; análise de alimentos e aditivos em alimentos; uso de técnicas voltamétricas de pulso; microeletrodos, eletrodos quimicamente modificados, eletrodos de diamante dopado com boro e eletrodos sólidos de amálgama. Aos 40 anos de idade, com 4 anos como docente em uma IES e sem nenhuma rede de apoio adotou duas crianças, um menino com 2,5 anos e uma menina com 5,5 anos, mas teve direito somente a um mês de licença à maternidade (Parent in Science).
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bloco 1D - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902