Mural de Gestores
Mural de Diretores
Fábio Augusto do Amaral
Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (1997), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlandia, atuando no ensino de Química para o curso de Química Industrial. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando na área de armazenamento de energia, tratamento de efluentes, materiais compósitos e sensores eletroquímicos.
Nivia Maria Melo Coelho
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professora Titular e Diretora do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia e Bolsista de Produtividade a Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais, águas, extração por fase sólida, metodologia, alimentos e bioremediação. É revisora de vários periódicos destacando: Food Chemistry, Talanta, Analytica Chimica Acta, Journal Brazilian Chemical Society, Journal Agricutural Food Chemistry entre outros. Faz parte do corpo editorial internacional do Journal of the Society for Advancement of Electrochemical Science and Technology.
Welington de Oliveira Cruz
Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica, compostos-modelo de lignina, filmes finos de poliestireno sulfonado e outros polímeros condutores e de divulgação da Ciência. Participa de projetos de extensão, capacitação e divulgação da ciência como: Pró-Ciências, Semanas Acadêmicas da UFU e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Participa do Museu DICA - Diversão com Ciência e Arte, da Universidade Federal de Uberlândia. Integra a Comissão Organizadora da Semana de Ciência e Tecnologia - Uberlândia que é uma parceria da UFU, da prefeitura municipal e do IFTM, que está alinhada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo MCTI em busca de uma mobilização em prol da popularização da ciência. Dentro desse grande evento integra as comissões organizadoras de duas atrações âncoras: a feira Ciência Viva e do Brincando e Aprendendo, que reúnem diversas ações de popularização da ciência. Participa de diversos projetos de Melhoria da qualidade dos Laboratórios de Ensino, como também do projeto de Melhoria da qualidade de laboratórios de pesquisa que culminou com a reforma para criação do laboratório Multi-usuário de Ressonância Magnetica Nuclear e de Microscopia Eletrônica de Varredura. Realizou Pós-Doc na área de RMN com o Prof. Dr. Antonio Gilberto Ferreira UFSCar.
Manuel Gonzalo Hernandez Terrones
Possui graduação em Ingenieria Química - Universidad Nacional de Trujillo (1983), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Pós-doutorado em Polpacao e Branqueamento de pastas celulósicas, pela Universidade de Bordeaux-Franca (1998) e Pós Doutorado em Produtos naturais-Fitoquímica, pela Universidade Nacional Autonoma de México (2003). Foi professor ("In memorian" ) do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química,com ênfase em Fitoquimica e Biomassa, atuando principalmente nos seguintes temas: alelopatia, energia renovável (biodiesel e etanol), meio ambiente, processo organossolve e herbicidas naturais alternativos.
Silvana Guilardi
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1977), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1989) e pós doutorado na Université Bordeaux I, França (1996) . Atualmente é professora aposentada do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo cristaloquímico de compostos orgânicos e inorgânicos com atividade biológica (furanoditerpeno, ditiocarbimatos, análogos ao avenaciolídeo, isobenzofuranonas e complexos de cobre e de rutênio).
Luiz Alfredo Pavanin
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado ( sistemas de conversão de energia) pela Università degli studi di Ferrara - itália no período de 1994-1995. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema supramolecular, aminas, ligantes piridinicos, aminas de rutênio e cis-tetraaminas, resíduos sólidos caracterização e estudo de aplicabilidade, tratamento de efluentes industriais, monitoramento de corpos d`água.