Curso de Graduação Química Licenciatura
Publicado: 20/02/2019 - 00:00
Última modificação: 24/01/2023 - 18:55
A organização curricular do curso de Graduação em Química, na modalidade Licenciatura, está configurada de modo a atender aos parâmetros sinalizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de Licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda Licenciatura) e para a formação continuada (Resolução n. 02/2015, CNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química, Resolução CNE/CES no 8/2002 e Resolução 32/2017 do Conselho Universitário da UFU, que dispõe sobre o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento Profissional da Educação. Além disso, o curso tem como base o Ato de criação do curso: Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) N. 9/2007 de 25/09/2007 e N. 9/2008 de 28/04/2008; Ato de reconhecimento: Portaria no 446/MEC/SERES de 01/11/2011 - D.O.U. de 03/11/2011. Renovação de Reconhecimento: Portaria no 286 MEC/SERES de 21/12/2012 - D.O.U. de 27/12/2012. Renovação de Reconhecimento: Portaria no 1097 MEC/SERES de 24/12/2015 - D.O.U. de 28/12/2015, retificada em 30/12/2015.
O curso tem como princípio de formar professores e professoras de Química como sujeitos de transformação da realidade brasileira, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes em nossas escolas, especialmente nas da rede pública. O Licenciado será capaz de exercitar sua criatividade na resolução de problemas com independência e em equipe, auxiliar os estudantes a adquirir conhecimentos químicos e conhecer as dificuldades relacionadas a essa aquisição. Além disso, ele terá conhecimento e habilidade de analisar criticamente a legislação concernente a políticas públicas educacionais e materiais didático-pedagógicos relacionados à Educação Química.
Sendo assim, o curso tem como objetivos: Formar com competência e qualidade profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade; Estimular o desenvolvimento do espírito científico, reflexivo e ético; Fornecer conhecimento geral de problemas regionais, nacionais e mundiais, nos quais estão inseridos conhecimentos químicos e que são objeto de trabalho do profissional ora em formação; Estimular o discente a desenvolver projetos, acadêmicos ou sociais, contando com o apoio docente; Oferecer uma sólida formação teórica e prática de conceitos fundamentais da profissão para atuarem de forma crítica e inovadora; Consolidar a educação inclusiva pelo respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras; Valorizar a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos.
Pretende-se formar profissionais licenciados em Química com perfil que atenda às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (Resolução CNE/CES nº. 8/2002) e da Resolução CONSUN 32/2017 do Conselho Universitário da UFU que dispõe sobre o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento Profissional da Educação. Dentre outras, as seguintes características e habilidades gerais são esperadas para os egressos: - Consciência da importância social da profissão; - Reconhecimento da Química como uma construção humana e compreensão dos aspectos históricos da elaboração do conhecimento; - Sólido e abrangente conhecimento na área de atuação profissional, com domínio de técnicas e procedimentos laboratoriais e manuseio de equipamentos; - Conhecimento específico na área de química, evidenciado pelo domínio de conceitos, leis e explicações sobre o comportamento físico-químico dos elementos e dos compostos químicos; - Curiosidade intelectual e interesse pela investigação científica; - Interesse pelo próprio aprimoramento profissional; - Autodisciplina, persistência, precisão e atenção a detalhes; - Capacidade de observação, raciocínio abstrato, inspiração, imaginação, dinamismo e seriedade; - Pensamento lógico, objetivo e habilidade numérica; - Flexibilidade, habilidades de liderança e de relacionamento interpessoal; - Responsabilidade diante das diferentes possibilidades de aplicação do conhecimento em Química, tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais. - Compreensão dos aspectos políticos e sociais que definem a realidade educacional; - Capacidade para elaboração de recursos didáticos e instrucionais, a partir de materiais disponíveis no mercado; - Compreensão das teorias educacionais que fundamentem o seu trabalho pedagógico; - Interesse efetivo pelas atividades pedagógicas desenvolvidas na escola; Capacidade de elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados ao ensino de Química; - Possibilidade de desenvolver o ensino como uma prática dinâmica e promotora da reflexão e da criatividade; - Consciência crítica a respeito da diversidade e inclusão educacional; - Conhecimento social que possibilite o respeito aos direitos fundamentais humanos; - Capacidade de crítica do fazer pedagógico nas dimensões instrumentais, cognitivas e da prática didática.
Os Licenciados em Química estão legalmente habilitados ao exercício do magistério no Ensino Médio. A formação do Licenciado em Química envolverá, além da parte pedagógica geral, o domínio de conhecimentos dos diversos campos da química. Isso se dará em conjunto com reflexões a respeito de conhecimentos que envolvam aspectos didáticos, pedagógicos e metodológicos da Educação no Geral e Educação Química em particular, bem como discussão sobre Epistemologia da Ciência. Assim, este profissional poderá desenvolver pesquisas tanto na área de Ensino de Química, como em áreas específicas da Química. Além disso, conforme as resoluções do Conselho Federal de Química o referido curso também habilita para atuação na pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias para o setor produtivo. Esse profissional ainda pode dedicar-se à pesquisa acadêmica, ingressando em cursos de Pós-Graduação em Química, Biocombustível, Ensino de Ciências, ou aquele que desejar, nível stricto sensu, e como pós-graduado poderá atuar como docente no Ensino Superior.
Os ingressantes do curso de Graduação em Química - Licenciatura devem apresentar conhecimentos básicos de química geral de acordo com o currículo da Educação Básica; tempo para dedicar aos estudos, sobretudo para as aulas no período noturno.
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902