Programas de Formação de Professores
Publicado: 20/02/2019 - 00:00
Última modificação: 14/12/2022 - 12:19
O curso de Licenciatura em Química conta com dois programas de formação de professores que aproximam os estudantes à prática profissional durante a graduação.
1 . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID foi regulamentado em 24 de junho de 2010, através de publicação no DOU – Diário Oficial da União –, decreto nº 7.219 assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad. São objetivos do PIBID:
i- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
ii- Contribuir para a valorização do magistério
iii- Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
iv- Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
v- Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
vi- Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
O Programa oferece bolsas distribuídas nas diversas áreas dos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade, para estudantes e professores desses cursos e também para professores das escolas participantes do Programa. Escola e universidade desenvolvem uma dinâmica de integração para a formação dos futuros professores e o espaço escolar é vivenciado pelos licenciandos para a construção de conhecimentos teórico e prático com o trabalho conjunto entre professores, alunos, supervisores e gestores da escola, professores e alunos dos cursos de licenciatura.
O PIBID inclui atividades em dias letivos (segunda-feira a sábado) nos diferentes turnos, sem interferir no planejamento das escolas participantes. São previstas atividades nessas instituições e nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, envolvendo todos os bolsistas (professores coordenadores, professores supervisores e licenciandos) e, também, outros membros da comunidade escolar que queiram colaborar com a execução do PIBID UFU.
O processo de seleção de bolsistas ocorre por meio de edital publicado em http://www.editais.ufu.br e divulgado pela coordenação do curso de graduação em Química - Licenciatura e portal Editais da UFU de acordo com a quantidade de vagas disponíveis no subprojeto.
Podem concorrer ao edital estudantes dos primeiros períodos do curso ou que ainda não atingiram 50% da carga horária total cursada.
Maiores informações podem ser obtidas pelo site http://www.prograd.ufu.br/servicos/pibid
Na tabela abaixo você pode conferir os editais de seleção de estudantes do curso de Licenciatura em Química que são publicados em http://www.editais.ufu.br/discente.
Editais PIBID UFU
Ano | Editais |
2021 | |
2022 | 06/2022, 09/2022, 12/2022, 14/2022 |
2023 |
2 . Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. São objetivos do Programa de Residência Pedagógica:
i- incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;
ii- promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
iii - fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica;
iv - fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.
Para participar desse programa:
- As Instituições de Ensino Superior (IES) serão selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.
- O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
- O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.
Neste programa são oferecidas bolsas CAPES aos discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período.
A Universidade Federal de Uberlândia, participou e foi contemplada desde o primeiro edital (Edital CAPES 06/2018) do programa no período de 2018 a 2020, no segundo edital (Edital CAPES 01/2020) no período de 2020 – 2022, e atualmente aprovou o edital CAPES no.24/2022 (SEI 23038.003851/2022-04).
Na primeira edição o subprojeto abrangia além da Química a área da Física, já na segunda edição, a Matemática também fazia parte do projeto. No Edital CAPES 24/2022 o Instituto de Química está em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas, distribuídos em 3 núcleos junto as escolas, EE Frei Egídio Parizi (núcleo de biologia), EE Segismundo Pereira (núcleo de Química e EE Parque São Jorge (núcleo biologia/química). Em cada núcleo contamos com 5 residentes (discentes) e 1 preceptor(a) (docente da escola). O edital abrange o período de 2022 a 2024 e tem vigência de 18 meses.
Na tabela abaixo você pode conferir os editais publicados em http://www.editais.ufu.br/discente para a seleção de residentes que são estudantes do curso de Licenciatura em Química (além de demais cursos participantes).
Editais RP UFU
Ano | Editais |
2020 | |
2021 | 02/2021, Edital 05/2021, 04/2021, 12/2021 |
2022 | 04/2022, 14/2022, 18/2022 |